Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/11/2015 às 13:34

Jornalistas são presos no Zimbábue por denunciar envenenamento de elefantes

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O Voluntary Media Council (VMCZ), organização não-governamental do Zimbábue, confirmou nesta terça-feira (3/11) a prisão de três jornalistas após reportagem publicada no Sunday Mail, na qual acusam policiais e responsáveis de parques nacionais do país de terem envenenado ao menos 60 elefantes para um esquema de venda no mercado chinês.
 
Segundo a AFP, o diretor da VMCZ, Loughty Dube, foi o responsável por confirmar a prisão de Mabasa Sasa, Brian Chitemba e Tinashe Farawo. Os três são acusados pela justiça do país de terem "publicado informações falsas" na edição do último domingo (1/11) do Sunday Mail. 
 
Na reportagem, os jornalistas afirmam que políciais, funcionários dos parques nacionais do país e um empresário asiático estariam envolvidos no esquema de venda das presas dos elefantes para a China, que usa o artefato para a fabricação de objetos em marfim. 
 
"Confirmamos a detenção de três jornalistas, situação que condenamos. [Isso] é desumano numa democracia e uma violação da Constituição [do país, que] garante a liberdade de expressão", completou Dube.