Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/02/2016 às 13:13

Jornalistas turcos enfrentam repressão para mostrar a realidade do país

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Um grupo de jornalistas turcos decidiram enfrentar a repressão do atual presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, e foram até Diarbaquir, conhecida como a capital do Curdistão turco, para reportar o que realmente ocorre na região. 
 
De acordo com a agência Sputnik News, nos últimos meses, diversos jornalistas de mídias curdas foram presos ou impedidos de cobrir os intensos combates em Istambul. Algumas regiões ainda são inacessíveis para profissionais de imprensa.
 
À emissora Deutschlandfunk, o jornalista Tunka Ogreten revelou que ele e um grupo de colegas resolveram mostrar as reais condições enfrentadas pela população. "O governo de Erdogan tenta criar a impressão de deter o controle total de Sur [bairro curdo], usando para isso mídias controladas por ele", explicou.
 
"Representantes dessas mídias circulam pelos bairros 'seguros' da cidade somente em veículos blindados. É exatamente por isso que nós tomamos esta iniciativa: nós sabemos como funcionam as mídias e a televisão leais ao governo – elas não dirão a verdade", completou.