Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/09/2013 às 15:21

Juventude Rural e Cultura

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

4/9/2013

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, participou da solenidade de lançamento do Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural, na manhã desta quarta-feira, no auditório do anexo do Palácio do Planalto, em Brasília.

A SCDC/MinC é parceria da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/PR) na implementação do programa que tem o objetivo de promover ações articuladas, dentro do Governo Federal, para a juventude rural brasileira, voltadas à geração de renda e à formação da cidadania. Os demais parceiros do programa são o INCRA, a CONAB, a Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

Durante sua fala na Mesa de Abertura do evento, Márcia Rollemberg disse que a SCDC/MinC desenvolve uma série de ações voltadas para a juventude, tais como o trabalho com Pontos de Cultura Rurais - dentro do Programa Cultura Viva - ; o Prêmio Agente Jovem de Cultura e os planos Juventude Viva e Juventude Indígena, ambos contêm uma série de ações voltada aos jovens brasileiros.

A secretária relacionou também a participação da SCDC/MinC em diversos Grupos de Trabalhos e Comitês que operam com este tema, tais como: o Conselho Nacional da Juventude; o Comitê Intersetorial da Política de Juventude; o Comitê Gestor Pró Jovem Adolescentes, entre outros.

"O recorte juventude rural passa a ser prioridade dentro do Cultura Viva a partir de agora", afirmou Márcia Rollemberg ao comunicar a parceria da Secretaria de Políticas Culturais com a SNJ/PR para a elaboração de um edital de apoio a implantação de Pontões de Cultura voltados à juventude rural e às comunidades tradicionais.

O lançamento do programa faz parte do processo de consultas e debates da SNJ/PR com os órgãos públicos parceiros e a sociedade civil, na elaboração de uma política nacional para a juventude rural. Na período da tarde, o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Pedro Vasconcellos, participou dos debates do encontro, na mesa de discussão sobre acesso a programas, políticas públicas e direitos.

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)
(Fotos: Pedro Vasconcellos, SCDC/MinC)