Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/04/2013 às 13:40

Leilão da faixa de 700 MHz, para TV digital e 4G, exigirá conteúdo nacional

Escrito por: JULIA BORBA
Fonte: Folha Online

O edital do leilão da faixa de 700 MHz deve obrigar as empresas participantes a usarem conteúdo nacional, informou, nesta terça-feira (9), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Hoje, a faixa comporta os canais de televisão analógicos. Eles serão desligados para receber tanto os canais de TV digital quanto a internet 4G, que é em média dez vezes mais rápida que a 3G.

Anatel antecipará saída de TV da faixa que permitirá 4G na Copa
Anatel encaminha proposta para digitalização de TVs e expansão do 4G

O texto da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o assunto ainda passa por consulta pública e traz pontos como a garantia de não interferência entre serviços de TV e de internet e a manutenção da abrangência dos canais hoje existentes na tecnologia analógica.

A exigência deve contemplar equipamentos fabricados no Brasil e tecnologia nacional, a serem adquiridos pelas operadoras que vencerem a disputa pelas faixas de frequência.

A previsão do governo é de começar a desligar os canais analógicos em 2015 e de fazer o leilão no início do ano que vem. O desligamento ocorrerá de forma gradual, Estado por Estado, até 2018.

SATÉLITE

Durante audiência no Senado, o ministro Paulo Bernardo (Paulo Bernardo) disse ainda que o governo está estudando medidas para baratear o acesso à banda larga via satélite, principalmente para populações que moram em regiões mais isoladas.

"Discutimos que medidas podemos adotar para baratear acesso via satélite. De repente baixar imposto. O receptor já foi desonerado. Ainda dá para tirar imposto sobre o serviço que é prestado", disse Bernardo durante a audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
.