Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

21/11/2013 às 13:02

Lentidão na internet lidera reclamações na Anatel no Tocantins

Escrito por: Redação
Fonte: G1

No total 38 empresas oferem o serviço de internet banda larga fixa.A população reclama também que não consegue contratar o serviço.

No total 38 empresas oferem o serviço de internet banda larga fixa no Tocantins, mas as duas empresas maiores, a Oi e a GVT, lideram o ranking de reclamações. Os usuários de internet em Palmas conhecem bem os problemas: página que demora abrir e vídeo que não carrega. A população também reclama que não consegue contratar os serviços.

É preciso ter muita paciência, segundo o estudante, morador de Palmas, Saymon de Aquino Oliveira. "Trava o computador, tem que reiniciar". Ele é um dos muitos que utilizam a lan house e que também reclamam do serviço. A culpa, muitas vezes, é atribuída ao dono do estabelecimento. O empresário Saulo Ricardo Ribeiro de Aquino já recebeu várias reclamações, mas ele também é um usuário prejudicado pela má qualidade da internet. "Do nada cai e demora para voltar, às vezes a gente perde o dia. Aí complica para a gente no final do mês, pagar aluguel, água, energia e imposto".

A estudante Raimara Pereira Lourenço convive com outro problema. Ela precisa da internet para estudar e trabalhar e já faz quatro meses que a estudante tenta colocar banda larga em casa, mas não consegue. "A resposta é sempre a mesma que não há disponibilidade de porta e que fica impossível a disponibilização do sinal".  Ela já acionou até a Anatel pra tentar resolver o problema. "A Anatel acionou a empresa prestadora de serviço de internet banda larga. A empresa entrou em contato conosco até chegou a marcar um dia de agendamento para fazer a instalação da internet, mas eles não apareceram".

O gerente operacional da agência reguladora diz que por causa da insatisfação dos clientes, as prestadoras de serviço são pressionadas pela Anatel. Mas, segundo ele, não tem como obrigar as empresas a instalarem acessos para as pessoas que estão esperando. "O que a Anatel pode fazer é fomentar cada vez mais para que mais empresas entrem no setor para ampliar a concorrência e para que as empresas aumentem a oferta", disse o gerente da Anatel no Tocantins Ailfran Moraes Martins.