Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/08/2013 às 11:01

"Manifestações culturais do interior do AM serão conhecidas na França"

Escrito por: Redação
Fonte: G1

O Gambá de Maués e Tapiraiauara estão as tradições que viraram filme. Documentário será exibido em outubro no país europeu, segundo a SEC.

Em outubro, uma parte do trabalho de salvaguarda do patrimônio imaterial do Amazonas vai ganhar as telinhas francesas. As expressões tradicionais da cultura do interior do estado em risco de desaparecer são estudadas e registradas em documentários, filmes, CDs, livros e fotografias pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Uma parceria técnica entre a SEC, a TV5 da França (TV pública) e o Ponto de CulturaCentro de Preservação, Conservação da Cultura-Arte e Ciências (Cultuam) de Maués, município a 276km de Manaus, viabilizou a produção de um documentário que retrata expressões como o Gambá - ritmo do interior do Amazonas, a Tapiraiauara - dança dramática que remete a mitos amazônicos, e a Romaria dos Esmoleiros - tradição da folia dos devotos de santos que durante 60 dias percorrem os rios da região em busca de donativos para a festa de seus santos e com eles carregam as ladainhas em latim e a festa de Gambá.

De acordo com o assessor da Gerência de Patrimônio Imaterial da SEC, o antropólogo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/ Ufam), Cristian Ávila, o documentário será exibido em horário nobre, na França, em dois canais de televisão. A SEC é coprodutora do audiovisual.

Segundo o antropólogo, os produtores também têm a intenção de rodar o documentário em festivais e vendê-los para canais de televisão no Brasil. Ávila acompanhou durante um mês a produção audiovisual da TV francesa, em 14 comunidades de Maués.

Em 2012, o pesquisador havia passado dois meses no interior, quando visitou 82 comunidades, coletando material que depois resultou em dois livros editados pela secretaria, além de filme e CDs: Os tambores da floresta e Patrimônio em foco. O primeiro livro tem o Cristian como autor e o segundo é uma parceria dele com a historiadora Assíria Napoleão.

Para 2013, a Secretaria planeja lançar o DVD e o CD do Gambá de Maués ao vivo no Teatro Amazonas. Além de ritmo e música, o Gambá é um instrumento de madeira oca, coberta com pele de veado, o que dá melhor ressonância, mas também pode ser de porco do mato (catitu) ou jaguatirica.

A SEC informou que no Dia da Consciência Negro, 20 de Novembro, trará para Manaus vários grupos de manifestações culturais para se apresentarem na Mostra de Cultura Popular do Amazonas, um festival que já faz parte do calendário da secretaria e busca dialogar com as várias demandas culturais.