Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/10/2012 às 09:03

Marta Suplicy diz que pretende espalhar CEUs culturais no país

Escrito por: Redação
Fonte: Folha de S. Paulo

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve ontem no Senado para pedir apoio a projetos da pasta.

Após apontar como prioridade a aprovação do Procultura (substituto da Lei Rouanet), do Vale Cultura e da nova Lei de Direitos Autorais, (que o MinC ainda enviará ao Congresso), ela disse que pretende implantar 360 CEUs (Centros Educacionais Unificados) "culturais" no país.

O orçamento seria o destinado até então às "Praças do PAC", criticadas pelo setor cultural. "O projeto é outro. As praças funcionavam em torno de salas de aula, vendo a arte de forma segmentada. Para os CEUs, vamos trabalhar integrados", disse ela.

Os CEUs, iniciados na gestão de Marta na Prefeitura de São Paulo (2001-2004), são uma das principais bandeiras do PT na cidade.

A ministra afirmou desconhecer o projeto que cria o Bolsa-Artista, benefício inspirado no Bolsa-Atleta que aguarda votação na Câmara.

O projeto foi aprovado em julho no Senado, por comissão em que Marta atuava como suplente -ela não participou da votação. "Não li ainda o projeto, só vi pelo jornal hoje [ontem, em "O Globo"]. Não vou me pronunciar sem avaliar o que é", disse ela.

O projeto, do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), cria financiamentos de um ano para artistas em formação, de 14 anos ou mais. O texto prevê que o MinC regulamente critérios e valores