Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/09/2013 às 09:45

MCTI anunciará quarto centro de P&D pelo TI Maior na semana que vem

Escrito por: Redação
Fonte: Telsíntese

Empresa de software instalará área de pesquisa e desenvolvimento no Brasil

O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) prepara uma solenidade para o dia 19 de setembro, em São Paulo, para divulgar qual será a quarta empresa a instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento no país, no âmbito do TI Maior. O secretário de política de informática do ministério, Virgílio Almeida, informou apenas que o anúncio será de uma empresa de software e que o centro não será instalado no Rio de Janeiro, como os três anteriores.

A política nacional para atração de centros de P&D, parte do programa TI Maior, já logrou três acordos, sendo que o governo havia prometido quatro centros, quando anunciada a iniciativa, em agosto de 2012. Microsoft, EMC e Intel já anunciaram seus centros, todos localizados no Rio de Janeiro.

Para apoiar a instalação de tais centros, o governo se comprometeu a lançar editais para a colocação de pesquisadores brasileiros bolsistas dentro destes centros. Além disso, oferece consultoria institucional de apoio à estruturação de propostas de empresas brasileiras e internacionais - contando com avaliação de rede local de pesquisadores nas diversas sub-áreas do conhecimento de TI. O MCTI ainda apoia a elaboração de um plano de instalação, articulado com outros entes da federação para a localização regional destes investimentos e possíveis benefícios fiscais e tributários.

Durante evento de apresentação de balanço de um ano do programa Brasil Mais TI, que incentiva e apoia a formação de jovens no segmento, o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, lembrou que a instalação dos três centros de P&D no Brasil significará investimento de R$ 650 milhões, valor superior ao aporte total do governo no programa TI Maior, de R$ 500 milhões.