Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

08/11/2016 às 15:03

Mercado de PCs terá que mudar completamente até 2020

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

A consultoria Gartner alerta que os fornecedores computadores devem enfrentar uma difícil escolha entre reformular seus negócios ou deixar o sobrecarregado mercado de PCs até 2020.  
 
“O modelo de negócios de PCs que tradicionalmente conhecemos está enfraquecido. A forma tradicional de conquistar market share por meio de preços competitivos para estimular a demanda simplesmente não funcionará para o mercado de computadores nos próximos cinco anos”, sustenta a vice presidente de pesquisas da consultoria, Tracy Tsai.
 
Para a consultoria, os atuais fabricantes precisam se ajustar às novas realidades que estão moldando o consumo, como o fato de que os usuários estão estendendo a vida útil dos computadores até o fim, os aplicativos de negócios e o armazenamento estão sendo transferidos para a ‘nuvem’ e o desempenho dos PCs deixa de ser tão importante. 
 
Para a Gartner o mercado tem quatro caminhos: tentar manter o modelo de negócios atual, apesar dos riscos altos; experimentar novos modelos de negócios e de receitas para PCs, como tratar o computador como um serviço; tornar os PCs mais inteligentes em detecção, fala, emoção e toque, de olho nas casas conectadas; ou ir para a abordagem agressiva, como estabelecer uma nova unidade de negócios para gerir suas atividades de um modo diferente e explorar novas soluções de tecnologia, criando uma linha de produtos inteiramente nova. 
 
“Algumas empresas talvez precisem de um negócio totalmente novo e de uma estratégia de produtos para reverter sua situação. Os fornecedores precisam identificar suas principais competências, avaliar seus recursos internos e adotar um ou mais modelos de negócios alternativos e de inovação de produtos para permanecer ou sair do mercado de PCs”, diz a Gartner.