Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/04/2014 às 10:00

Mercado de software livre ainda atrai milhares de usuários pelo mundo

Escrito por: Redação
Fonte: Correio Braziliense Online

O crescimento nos últimos cinco anos foi de cerca de 20%. No entanto, para o criador do conceito, ainda há muito que ser trabalhado para que esses programas façam a diferença

Vamos supor que você seja fã de bolos. Embora você até tenha tentado algumas vezes cozinhar em casa, não conseguiu deixar tão gostoso quanto o da confeitaria do bairro. Como a loja sabe que ninguém faz uma iguaria tão gostosa, podem cobrar o preço que quiser. Toda vez que desejar comer uma fatia, precisa comprar neste estabelecimento e pagar o quanto for exigido. Agora, imagine se a receita fosse compartilhada para qualquer pessoa tentar fabricá-lo e melhorá-lo, ou até mesmo adaptá-lo a cada gosto. Basicamente esse é o conceito de software livre.

Software livre é, sobretudo, um programa que respeita a liberdade do usuário acima de todas as outras coisas. Qualquer pessoa pode executar, copiar, distribuir, estudar ou melhorar o aplicativo. Isso significa que o código-fonte da aplicação (ou a receita do bolo) é aberta para quem quiser trabalhar em cima. "A máquina é subjugada ao dono e não o contrário. A primeira vantagem é a autonomia tecnológica", explica o professor de computação da Universidade de Brasília e militante pela causa, Pedro Rezende.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqu