Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/07/2006 às 08:43

'Miami Vice' ressurge como fenômeno da cultura pop americana

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal do Brasil

Junto com as reprises na televisão de vários capítulos da série transmitida pela primeira vez entre 1984 e 1989 foi lançada recentemente uma caixa com 22 DVDs, enquanto a versão cinematográfica, ‘Miami Vice’, estréia no final de julho.

O filme, dirigido pelo criador e produtor executivo da série, Michael Mann, é estrelado por Colin Farrell, o detetive James 'Sonny’ Crockett, e por Jamie Foxx, como Ricardo ‘Rico’ Tubbs.

Na série original, na qual se misturam o glamour e a decadência da Miami dos anos 80 - com a prostituição e o tráfico de cocaína -, 'Sonny’ era interpretado por Don Johnson e ‘Rico’ por Philip Michael Thomas.

Classificados por Mann como ‘os policiais da geração MTV’, os personagens de ‘Sonny’ e de ‘Rico’ ficaram famosos como uma peculiar dupla de policiais bem arrumados que percorriam uma Miami exótica em belas lanchas e em carros conversíveis.

Estes elementos e a ambientação sem precedentes foram fonte de inspiração para posteriores séries policiais de televisão como ‘NYPD Blue’ e ‘A Lei e a Ordem’, além de terem sido citados em programas de outros gêneros como ‘Friends’ e ‘Família Soprano’.

Vários filmes, entre eles ‘Afinados no Amor’, homenagearam a série e até o tradicional programa infantil ‘Vila Sésamo’ produziu uma paródia chamada ‘Miami Mice’.

A série de televisão também tem sua versão no mundo dos games, 'Grand Theft Auto: Vice City’, ambientada nos anos 80 e protagonizada por dois policiais, um branco e outro negro, o segundo dublado pelo ator Philip Michael Thomas.

'Miami Vice’, que teve 15 indicações aos Prêmios Emmy de televisão, foi escrito para o público da MTV, uma geração mais interessada na estética do que no conteúdo.