Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/12/2013 às 10:38

Microsoft anuncia data center no Brasil

Escrito por: Fatima Fonseca
Fonte: Telesíntese

A empresa, cada vez mais focada em serviços, inicia a operação local da plataforma Windows Azure.

A Microsoft anunciou hoje (4) que escolheu o Brasil para ser o centro regional da operação do Windows Azure, sua plataforma de serviços na nuvem. O data center está localizado no Estado de São Paulo – a empresa não divulga o local e nem dados de investimento – mas seu presidente, Mariano de Beer, destacou que a operação no Brasil vai atender empresas da América Latina, que poderão contar com os serviços de armazenagem local de dados e aplicações a partir do primeiro semestre de 2014.

Beer enfatizou que a “Microsoft está se reinventando para se transformar numa empresa de serviços”, e que o diferencial de sua plataforma é a flexibilidade. “A Azure cria o conceito de nuvem privada e nuvem pública, assim, o cliente que já tem infraestrutura própria não precisa jogar fora o investimento realizado”, afirmou. Ele apontou ainda como diferencial o fato de os clientes serem atendidos por engenheiros brasileiros, em português, e as empresas poderem optar pela redundância local para armazenar os dados na nuvem.

“As empresas vão perceber as melhorias de desempenho com a redução de latência, tempo de resposta de envio e recebimento dos dados”, comentou Steven Martin, gerente geral do Windows Azure, que veio ao Brasil para o anúncio. O executivo estima que, hoje, 8% a 10% dos servidores do planeta são na nuvem, um percentual que considera ainda pequeno, mas que que está “crescendo muito depressa”. Segundo ele, a plataforma Azure ganha mais de mil clientes novos todos os dias.

No Brasil, o produto existe desde 2010, mas foi inicialmente lançado como SaaS e, agora, passa a ser oferecido como serviços de infraestrutura. Segundo a empresa, já tem 3.500 clientes no país, de todos os portes.

Mercado aquecido
Além da gigante de tecnologia, outras empresas fizeram anuncios de data centers. A Dimension Data inaugurou seu primeiro data center no país e inaugurou uma área de cloud computing. A expectativa da companhia é atingir um crescimento de 40% no próximo ano fiscal, que será finalizado em setembro de 2014. Uma das estragécias para isso será a busca por parcerias com empresas de telecom.

“Somos reconhecidos globalmente por sermos uma grande parceira das operadoras atuando como White Label dessas companhias, e queremos repetir este modelo no Brasil oferecendo não só a infraestrutura para o cliente dessas operadoras, como também outros serviços em nuvem”, afirmou Marcelo Menta, presidente da Dimension Data no Brasil.

Já a Alog Data Centers do Brasil anunciou o investimento de R$ 52 milhões na terceira fase de seu data center em Tamboré (SP). O site, focado em projetos modulares de Colocation para grandes empresas, recebeu aportes de R$ 60 milhões nas duas primeiras fases e, com a expansão, terá no total 3200 m² de piso elevado e capacidade total para 1260 racks.

“A ocupação do site de Tamboré foi além de nossas expectativas. A primeira fase foi totalmente ocupada em apenas 16 meses e a previsão é de que a segunda esteja 100% preenchida até abril de 2014. Com a expansão, a capacidade do data center será duplicada”, afirma Eduardo Carvalho, presidente da Alog.