Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/11/2012 às 13:11

Ministério da Cultura inaugura centro em Lisboa

Escrito por: Redação
Fonte: Correio Braziliense Online

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugura em Lisboa, na próxima sexta-feira (16/11), o Espaço Brasil - um centro cultural no bairro de Alcântara (no espaço Lx Factory) onde será promovida parte das atividades do Ano do Brasil em Portugal, como shows, apresentações de concertos, exposições, palestras, workshops e gastronomia.

No primeiro dia de funcionamento do centro, a entrada é gratuita e haverá show com Wilson Simoninha e Max de Castro (O Baile do Simonal) e com a fadista Mariza (que abriu o Ano de Portugal no Brasil, simultâneo à promoção brasileira, com shows em Brasília, no Rio e em Belo Horizonte).

Também no centro cultural terá início sexta-feira a exposição O Brasil na Arte Popular: Acervo do Museu Casa do Pontal, um dos maiores de arte popular no Brasil mantido no Rio de Janeiro pela família do designer francês Jacques Van de Beuque (1922-2000).

Além da música e da arte popular, o Brasil também está em cartaz no teatro, no cinema e nas rodas literárias. No fim de semana foi a vez de Hell, peça adaptada e dirigida pelo cineasta Hector Babenco e estrelada por Bárbara Paz - em cartaz no Teatro Dona Maria II (Rossio, Lisboa), onde ocorre a Mostra do Teatro Brasileiro e foram apresentados recentemente a peça Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade e o espetáculo Bibi em Concerto.

Para quem gosta de literatura brasileira, Jorge Amado (1912-2001) será tema de um colóquio, desta segunda (12/11) a quarta-feira (14/11) com acadêmicos das universidades de Lisboa e de Coimbra. Além disso, filmes brasileiros estão sendo exibidos gratuitamente no Festival Rotas e Rituais, no Cinema São Jorge (Avenida Liberdade).