Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

30/10/2012 às 16:54

Ministério da Cultura vistoria Pontos de Cultura de MT

Escrito por: SECOM/MT
Fonte: Midia News

Representantes do Ministério da Cultura (MinC) estão em Mato Grosso, desde o último domingo (28), vistoriando os 11 Pontos de Cultura e a coordenação de trabalhos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Eles verificam o andamento correto e os resultados alcançados pelos pontos, que têm o objetivo de preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas à cultura de raiz e ao fortalecimento das manifestações populares dentro dos seus territórios de origem.

De acordo com a coordenadora estadual da Rede de Pontos de Cultura, Cínthia Mattos, os Pontos de Cultura estaduais cumprem sua missão proporcionando à população de 25 cidades o fomento à produção artística e cultural através de oficinas, palestras, cursos e eventos em geral.

Os pontos são a principal ação do Programa Mais Cultura, proposto pelo MinC em parceria com os governos estaduais e municipais. Conforme Cínthia, a vistoria ocorre de tempos em tempos, em datas não programadas, para que o órgão federal verifique o andamento das ações da forma como estiverem. O grupo esteve nesta segunda-feira (29) pela manhã nos Pontos “Projeto Ciranda – Música e Cidadania” e “Educação Patrimonial no Museu de Pré-História”, respectivamente das Organizações Não-Governamentais (ONGs): “Madeiras, metais-oficinas de Instrumentos de Sopro” e “Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais”. Nesta tarde, o compromisso é na SEC.

No dia 30 é a vez de serem vistoriados na Capital, os Pontos de Cultura “Escola de Circo Leite de Pedras”, “Cultura para ver”, “Espaço Vitória” e “Chapada, Aldeia e Comunidade” (Chapada dos Guimarães). Já no dia 31 serão visitados em Cuiabá o “Projeto Mandala Mão Amiga”, “Instituto Cultural América (Inca)” e “Associação Melhor Idade Alegria de Viver” (Nobres). A vistoria encerra no dia 1º nos pontos “Instituto Itaicy” (Santo Antônio de Leverger) e “Porto Geral” (Cuiabá).

Situação

Mato Grosso conta com 36 Pontos de Cultura que, desde 2010, recebem investimentos de todas as esferas de governo. Anualmente são investidos R$ 800 mil da SEC e R$ 1,6 milhão do Governo Federal, que são repassados anualmente às instituições conveniadas. A coordenadora em Mato Grosso conta ainda que somente nesses dois anos já foram atendidas pelo menos 50 mil pessoas em todo o Estado, por meio das ações executadas pelas instituições conveniadas. “A Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso existe como mola propulsora para que os pontos estejam em contato para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do Programa”, esclarece.