Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/09/2012 às 19:11

Ministro e presidente da CCT apresentam revista sobre inovação

Escrito por: Redação
Fonte: Agência Senado

A 12ª edição da revista Em discussão!, que aborda a inovação tecnológica no Brasil, será lançada na próxima quarta-feira (12), às 9h, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), com a presença do presidente da comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Fernando César Mesquita, diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), órgão responsável pela publicação, também participa do evento.

A revista faz um raio-x de como o Brasil promove a inovação, desde a pesquisa básica até a oferta de produtos no mercado internacional. Esse diagnóstico, porém, mostra o país muito distante de seus competidores internacionais, oferecendo produtos com pouca tecnologia agregada, principalmente, as commodities, da mineração e da agricultura.

A burocracia, a falta de recursos, a distância entre pesquisa e indústria e as falhas no sistema educacional brasileiro são apontados como fatores que dificultam uma melhor performance na inovação.

“Em comparação com as maiores economias do mundo, o Brasil ainda não incorporou a grande parte de sua produção as tendências da chamada ‘economia do conhecimento’”, diz o texto de abertura da revista.

Nas 72 páginas da publicação, também são apresentadas as políticas do governo voltadas a dar maior competitividade à produção nacional, como a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que objetivam aumentar os investimentos, públicos e privados, em pesquisa e desenvolvimento. Diversas propostas em tramitação no Senado, como o Código Nacional de Ciência e Tecnologia, do senador Eduardo Braga (PLS 619/2011), também buscam melhorar a competitividade nacional.

A edição teve como base o seminário “Caminhos da Inovação”, realizado em 14 de junho passado pela CCT, com a presença do físico Marcelo Gleiser e do neurocientista Miguel Nicolelis, entre outras autoridades do setor. A revista apresenta ainda casos de sucesso da ciência nacional como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

A revista Em discussão! é editada pela equipe do Jornal do Senado e aborda, a cada edição, um tema que foi objeto de debate nas comissões temáticas do Senado. Dependência química, aviação civil, banda larga e segurança nacional são alguns dos assuntos já tratados. Todas as edições, inclusive a atual, podem ser acessadas no site da revista.