Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/01/2011 às 16:30

Moçambique escolhe padrão europeu

Escrito por: Redação
Fonte: PAY-TV

O Brasil e o Japão perderam um importante aliado na difusão do padrão nipo-brasileiro de TV digital na África. Moçambique anunciou que seguirá a recomendação da Comunidade de Países da África Austral (Sadc) e adotará o padrão europeu de televisão digital DVB-T2, segundo notícia da Agência Brasil. A decisão de Moçambique é uma vitória importante para o DVB, uma vez que o Brasil esperava ter maior receptividade nos países de língua portuguesa no continente. O país africano vinha adotando postura neutra e sinalizava com a possível adesão ao padrão ISDB-T, ao lado de Botswana e Angola.

A expectativa é que a instalação da infraestrutura em Moçambique comece este ano e que a migração para o sistema digital esteja pronta até 2015.

O diretor-geral do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Américo Muchanga, disse à Agência Brasil que a escolha do padrão foi um decisão de governo, mas não serão desencorajados os testes com o padrão nipo-brasileiro. "As decisões de governo são dinâmicas e ainda não há nada instalado", disse Muchanga. Ele afirmou ainda que a decisão pelo sistema europeu "não está baseada em nenhuma promessa".

A África do Sul também anunciou neste mês de janeiro que seguirá a recomendação da Comunidade de Países da África Austral.