Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/02/2013 às 20:11

Modernização na gestão MinC

Escrito por: Lara Aliano
Fonte: Ministério da Cultura

A modernização da gestão no Ministério da Cultura foi tema de reunião da ministra Marta Suplicy com Jorge Gerdau, presidente conselheiro da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade (CGDC), e representantes de empresas parceiras do setor privado (Foto). Os resultados do trabalho da CGDC estão diretamente ligados à efetiva implementação do Programa de Pactuação de Desempenho, assinado pelos dirigentes e os secretários do sistema MinC em dezembro passado.

O Ministério da Cultura (MinC) aderiu à iniciativa da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Conselho de Governo, de forma a modernizar a gestão por meio de uma consultoria. Foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que prevê a construção do mapa estratégico do MinC e das instituições vinculadas; do painel de contribuição das unidades e do mapeamento e redesenho do processo de gestão de fomento. O método utilizado pela consultoria encarregada é o Balanced Scorecard (BSC).

A ministra Marta salientou a importância da estratégia de trabalho realizada pela Câmara de Gestão para “termos uma boa visão do MinC e atingirmos o objetivo de garantir o pleno exercício dos direitos culturais”. “A Cultura tem que ocupar uma posição relevante na política de desenvolvimento sustentável e de inclusão social”, completou a ministra ao citar o Vale-Cultura, os editais para produtores e criadores negros e o “soft power” brasileiro. Também entram nesse rol os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), antigas Praças do PAC – que integram em um mesmo espaço físico programas e ações culturais com práticas esportivas e de lazer.

A parceria com a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade tem duração de 10 meses. Após quase cinco meses da assinatura do acordo de cooperação, está em andamento a construção do mapa estratégico da pasta.

(Texto: Lara Aliano – Ascom / MinC
Fotos: Elisabete Alves – Ascom MinC)