Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/12/2015 às 13:40

Mulher de blogueiro saudita condenado a mil chibatadas recebe prêmio Sakharov

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Esposa do blogueiro pediu sua libertação na entrega do prêmio

A mulher do blogueiro saudita Raif Badawi, condenado a mil chibatadas por "insultar o islã", recebeu o prêmio Sakharov pela liberdade de consciência concedido pelo Parlamento Europeu na última quarta-feira (16/12), em Estrasburgo, no leste da França.
 
De acordo com a AFP, Ensasf Haidar pediu novamente ao rei Salman que indute o marido e o liberte imediatamente. Ela reforçou que o blogueiro representa "uma voz livre no país do pensamento único".
 
"Em nossos países um pensamento livre e lúcido é considerado como um blasfêmia, é a ideologia de algumas sociedades árabes", criticou Ensasf, que viajou do Canadá, onde está refugiada.
 
Raif Badawi, cofundador do site Rede Liberal Saudita, um fórum de discussão na internet, foi detido em 2012 após publicar críticas à polícia religiosa saudita. No fim de 2014 ele foi condenado a 10 anos de prisão e a 50 chicotadas por semana.
 
Em novembro deste ano, o chanceler suíço Yves Rossier informou que a sentença contra o blogueiro havia sido suspensa. "Um procedimento de indulto está em curso ante o chefe de Estado, ou seja, o rei Salman ben Abdelaziz al Saud", afirmou.