Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/10/2009 às 09:27

Navegadores móveis levam a celulares experiência cada vez mais próxima de PCs

Escrito por: Rafael Capanema
Fonte: Folha de S. Paulo

Sofisticados, os navegadores móveis modernos levam para os celulares uma experiência de navegação na internet cada vez mais próxima daquela que se tem quando se usa um browser no computador.

Um exemplo notável é o Opera Mini. Um dos melhores browsers para telefones móveis, ele é compatível com uma vasta gama de sistemas --Android, Symbian, BlackBerry, Windows Mobile e Java ME, entre outros.

Embora o Opera em sua versão para computadores ainda seja um nanico --em setembro, alcançou 2,19% do mercado global, segundo a Net Applications--, é um gigante entre os navegadores para telefones celulares -em agosto, sua versão móvel, o Opera Mini, foi usada por 31,9 milhões de pessoas no mundo, segundo a empresa.

Gratuito, o software é uma boa opção para baixar e instalar no caso de o navegador incluído no seu celular deixar a desejar.

Recentemente, saiu para download uma versão beta (de testes) da próxima versão do Opera Mini, a 5.

Entre os novos recursos, estão a navegação em abas e um sistema gerenciador de senhas, para salvar os dados de login dos sites que você mais acessa.

O Opera Mini 5 também traz melhorias para o uso nos cada vez mais onipresentes celulares com tela sensível ao toque. Nos testes da Folha, realizados com um aparelho Nokia N95, o Opera Mini 5 se saiu bem, reproduzindo sites com fidelidade e boa velocidade.

Como se trata de uma versão de testes, há ainda arestas a serem aparadas e problemas como travamentos súbitos, que devem ser resolvidos na versão final do programa.

Download

Para obter o Opera Mini 5, vá a www.opera.com/mini/next usando o navegador do seu computador, baixe o arquivo de instalação e transfira-o para o seu celular. Outra forma é acessar mini.opera.com/next no próprio aparelho.

Mais estável, a versão atual, 4.2, pode ser baixada em www.opera.com/mini (no computador) ou em mini.opera.com (no celular).