Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/01/2014 às 11:11

Novas consultas para digitalização de canais da TV estão programadas até fevereiro

Escrito por: Lúcia Berbert
Fonte: Telesíntese

Replanejamento é passo essencial para liberação da faixa de 700 MHz à banda larga móvel

Passo importante para planejar o desligamento do sinal analógico de televisão e, consequentemente, a liberação da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel de quarta geração, as consultas públicas para canalização dos canais da TV digital vão continuar a ser publicadas até fevereiro. Dessa vez serão contemplados estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde a acomodação das emissoras existentes no novo espaço é menos complexa. O desligamento será feito por etapas, começando em 2015.

Até 31 deste mês, serão publicadas pela Anatel as consultas públicas para o replanejamento dos canais nos estados de Alagoas, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além de outras atingindo os estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Em fevereiro, mais duas consultas estão programadas: até o dia 7 para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Bahia e Pernambuco. E até o dia 14, para os estados do Ceará e Maranhão.

Ontem, a Anatel iniciou a consulta pública com proposta de canalização da TV digital em Minas Gerais onde, segundo estudos dos radiodifusores, é enorme a complexidade para a acomodação das estações existentes.  E ainda esta semana, acabam as consultas sobre o replanejamento dos canais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na Região de Itapetinga, em São Paulo.

Em novembro, foram realizadas as consultas sobre as propostas de canalização da TV digital no Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, Espírito Santo e Paraná.  Além do interior paulista: Região de Ribeirão Preto, Região do Vale do Paraíba, Região de São José do Rio Preto, Região de Bauru, Região de Presidente Prudente e Região de Santos. As canalizações de São Paulo capital e da Região de Campinas também já foram concluídas.