Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/10/2013 às 08:04

NSA coleta milhões de listas de contatos eletrônicos, diz jornal

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Em apenas um dia de 2012, NSA interceptou 444.743 listas. The Washington Post revela coleta anual de 250 milhões de listas.

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) coleta dezenas de milhões de listas de contatos digitais de cidadãos a partir de e-mails ou mensagens eletrônicas, revela o jornal "The Washington Post", que cita documentos revelados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden.

Em apenas um dia de 2012, a NSA interceptou 444.743 listas de contatos de e-mails do Yahoo!, 82.857 do Facebook, 33.697 do Gmail, e 22.881 de outros provedores da Internet, revela o jornal, baseado em documentos vazados da NSA.

Segundo dois altos funcionários da Inteligência americana, estas cifras correspondem a uma coleta anual de 250 milhões de listas de contatos de e-mails, envolvendo dezenas de milhões de pessoas.

Estas listas contêm mais informação que os metadatos telefônicos, já que nos e-mails das pessoas investigadas figuram números de telefone, endereços físicos, informações econômicas ou pessoais e até as primeiras linhas da mensagem.

A agência intercepta estes dados a partir de pontos de acesso situados "um pouco em todas partes", mas não nos Estados Unidos, o que permite à NSA driblar a proibição de interceptar comunicações de cidadãos americanos no território dos EUA, assinalaram os funcionários.