Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/04/2007 às 08:18

O contra-ataque de Lobão

Escrito por: Redação
Fonte: Valor Econômico

Quando o maior inimigo das majors brasileiras - que passou os últimos anos vociferando contra esquemas de jabá, pregando a auto-suficiência da cena independente - resolve fazer um 'Acústico MTV', naturalmente amparado por uma grande gravadora, a primeira pergunta que nos passa pela cabeça é se Lobão não é um vendido, se seu discurso de até bem poucotempo atrás não passa de hipocrisia. Mas, quando vemos o resultado do projeto, com o artista suando numa performance visceral ao extremo, qualquer especulação nesse sentido se torna irrelevante.

Afinal, neste 'Acústico' Lobão está fazendo o que bem entende. Se o que ele reclamava até então era o tratamento injusto do esquemão para com sua obra, aqui ele tem a sua vingança: um cenário dadaísta superproduzido, com molduras gigantes enquadrando o palco, um quinteto de cordas, um produtor musical de peso (Carlos Eduardo Miranda) e, principalmente, carta branca na escolha do repertório.

Coerente, Lobão combina faixas mais obscuras e intimistas com hits como 'Décadence avec Elégance', 'Me Chama' e 'Blá Blá Blá... Eu Te Amo (Rádio Blá)'. A inclusão de sucessos não cai no óbvio - 'Vida Louca Vida' e 'Vida Bandida', por exemplo, ficaram de fora. A mensagem final de Lobão é que ele não está fazendo um show 'adequado', com propósitos comerciais. O que o artista busca é uma justa reafirmação como bardo do rock nacional, influente e ativo. E isso naturalmente inclui revisitar clássicos para apresentá-los a uma nova geração.

O formato desplugado também não despiu Lobão de sua habitual agressividade. Embora o repertório contenha algumas 'canções de amor', como ele próprio costuma anunciar suas baladas, o clima predominante do show é tenso, pesado. Inspirado no folk rock alternativo, o músico é acompanhado por uma banda enxuta, que se reveza em vários instrumentos: violões, bandolim, dobro, banjo, etc. A tradicional participação de convidados especiais no programa é mantida, com os gaúchos do Cachorro Grande subindo ao palco para uma jam na faixa de encerramento, 'A Gente Vai Se Amar'.

Em breve, o show também ganhará uma versão em DVD, com músicas bônus e outros extras. (LBH)

'Acústico MTV' - Lobão Distribuição: Sony/BMG