Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

13/11/2015 às 16:16

ONU decidirá futuro do IGF em dezembro

Escrito por: Miriam Aquino
Fonte: Tele.síntese

Este evento no Brasil foi o último de um ciclo de 10 anos

A ONU realiza nos dias 15 e 16 de dezembro a Reunião de Alto Nível CMSI+10 (ou WSIS+10 em inglês) como parte do processo da Cúpula Mundial sobre a Sociedade a Informação (CMSI). E nessa reunião terá que tomar a decisão se mantém o  IGF (Fórum da Governança da Internet) e por quanto tempo.
 
Esse que aconteceu em João Pessoa, e que reunião três mil pessoas presencialmente de mais de 100 países, e outras 3 mil  online, é o último da série do  mandato de 10 anos concedido pela ONU.
 
Segundo Henrique Faulhaber, integrante do Comitê Gestor da Internet (CGI) a proposta do Brasil é para que este fórum seja renovado por tempo indeterminado pela ONU. A expectativa é que a proposta seja aprovada por consenso, pela sua continuidade na reunião. Se ela fora aceita (mesmo que por prazo diferente) a primeira reunião do novo ciclo acontecerá no México, no próximo ano, que já se ofereceu para sediar o evento.
 
Para o secretário-executivo do CGI,  Hartmut Glaser, como o fórum não tem deliberação ou votação, ele é muito mais bonito e menos restritivo, já que nos espaços onde há decisão por voto, as brigas ocorrem muitas vezes pelos detalhes.
 
A jornalista viajou a convite do CGI.