Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/12/2015 às 15:03

Oposição se manifesta na Argentina contra mudança na Lei de Meios

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Apoiadas por diversos movimentos sociais, milhares de pessoas se movimentaram na última quinta-feira (17/12) em protesto contra a intenção do presidente da Argentina, Mauricio Macri, em alterar a Lei de Meios, decreto assinado por Cristina Kirchner que determina o desmembramento de grandes conglomerados de comunicação, como é o caso do grupo Clarín. 
 
De acordo com o La Jornada, membros dos grupos Abuelas de Plaza de Mayo, Madres de Plaza de Mayo, do partido de oposição Frente para a Vitória (FPV) e da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca) se reuniram para declarar a inconstitucionalidade da possível ação tomada pelo presidente. 
 
"Na lei de meios não se toca. Essas ações chegam a um nível de totalitarismo jamais visto, exceto em períodos ditatoriais", diziam os manifestantes. 
 
Nesta semana, Macri chegou a afirmar que considerar a lei "intimidadora" para veículos independentes e ressaltou que iria modifica-la como forma de promover a liberdade de expressão no país. "A norma foi criada para aniquilar meios de comunicação, como o Grupo Clarín e também outros com os que o governo não estava de acordo. A regulação da lei de meios de comunicação não vai subsistir na nova gestão. Os meios de comunicação vão competir livremente no mercado e trataremos de ajudar os menores, com menos possibilidades", declarou.