Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/12/2015 às 13:32

Oposição venezuelana denuncia censura da imprensa durante corrida eleitoral

Escrito por: Renata Mielli
Fonte: Portal Imprensa

Governo teria silenciado veículos durante as eleições

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal coalizão opositora na Venezuela, denunciou no último domingo (6/12) uma "censura promovida pela imprensa local" durante as eleições legislativas realizadas no país.
 
Segundo a EFE, as denúncias foram enviadas à missão que gerencia as eleições da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e ao ex-presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, que participa da votação como convidado da Comissão Nacional Eleitoral.
 
"Nesta manhã, desde às 5h, observamos que não há uma informação nos canais de televisão dos porta-vozes da Unidade Democrática", afirmou o chefe da comissão internacional da MUD, Timoteo Zambrano.
 
"Se há algo em que eles vão concordar é sobre esse controle absoluto que o governo tem sobre a imprensa e como obriga os veículos de comunicação privados a se autocensurarem, a violarem a legislação eleitoral em seu favor", completou.
 
O chefe da comissão disse que a análise das diferentes personalidades internacionais que estão no país será reunida em diversos relatórios. Entre os convidados, estão 97 deputados e senadores, além de cerca de 40 pessoas públicas e de organizações partidárias.