Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/03/2016 às 15:19

Órgão dos EUA vê prática anticompetitiva na venda de jornais para o Grupo Tribune

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Departamento de Justiça avalia se Tribune cometeu falhas em negociação de jornais

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse que há "sérias" questões antitruste com a negociação do grupo midiático Tribune Publishing envolvendo títulos como The Orange County Register e The Press-Enterprise.
 
De acordo com o O.C. Register, as autoridades disseram que devem tomar medidas para manter a transação e não afetar os leitores dos jornais locais e os anunciantes. "Se Freedom  [Communications] escolheu o Tribune como seu comprador, ela irá exercer suas responsabilidades de aplicação da lei de defesa da concorrência", disse.
 
Ron Hasse, presidente da Digital Firsts Los Angeles Newspaper Group, afirmou que está consciente dos problemas de concorrência que a medida pode gerar para os negócios de sua empresa. "Estou preocupado", disse.
 
Uma audiência está marcada para a próxima segunda-feira (21/3) para aprovar a proposta vencedora. O acordo deve ser fechado em 31 de março.
 
Em 2014, os funcionários do Orange County Register, considerado um dos maiores jornais da Califórnia, receberam um e-mail pedindo que ajudassem a distribuir os exemplares, já que a empresa passava por problemas de distribuição desde o início de outubro, quando precisou trocar o prestador responsável pelo serviço.
 
O Register possuía contrato de distribuição com o Los Angeles Times, mas foi alertado que devia cerca de 2,5 milhões de dólares e teria 30 dias para pagar. A Freedom Communications, que publica o jornal, decidiu procurar um novo distribuidor porque o Times se recusou a garantir que, mesmo diante da dívida, não interromperia a entrega. Após a medida, o Times processou a publicação alegando quebra de contrato.