Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/03/2018 às 18:51

Para driblar censura, projeto internacional transforma notícias em músicas

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Na época da ditadura em nosso país, a solução encontrada pelos editores de jornais para preencher os espaços censurados pelos militares era publicar receitas de bolo e versos de Camões. 
 
Mesmo nos tempos atuais, a censura ainda existe em muitos países. E, para lutar pela liberdade de imprensa, jornalistas de cinco países se juntaram ao diretor musical brasileiro Lucas Mayer e à produtora e compositora Iris Fuzaro para criar o projeto “The Uncensored Playlist”, que transformou em música dez notícias censuradas em seus países de origem.
 
 
Ao todo, a playlist reúne 18 canções interpretadas por Chang PIng, da China, Bùi Thanh Hiêu, do Vietnã, Galima Bukharbaeva, do Uzbequistão, Prachatai, da Tailândia e Basma Abdaliz, do Egito. Todos são jornalistas independentes. Para não sofrerem nenhum tipo de retaliação, as composições foram assinadas por pseudônimos.
 
Assista ao video: https://youtu.be/xhqn78Pm5HU
 
A ação teve o apoio da ONG Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha. O projeto foi lançado na última segunda-feira, dia 12, considerado o Dia Mundial de Combate à Cibercensura.
 
A playlist está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Music e Deezer.