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Clipping

23/04/2013 às 09:06

Paris inaugura mostra de arte e produtos brasileiros

Escrito por: Andrei Netto
Fonte: O Estado de S. Paulo

Evento realizado por Loja de luxo enaltece cultura e economia do País; Gilberto Gil fez na noite de ontem show de abertura  

A cultura e a arte brasileiras ganharam na noite de ontem um espaço de divulgação inédito e singular em Paris. Com a abertura oficial da exposição Le Brésil Rive Gauche, o tradicional varejista de luxo francês Le Bon Marché presta homenagem à moda, ao design, aos produtos de beleza e às especiarias da cozinha brasileira por meio dos produtos que o País produz, em um misto de arte e comércio. Gilberto Gil fez a abertura, que teve também empresários e artistas convidados.

A exposição está em cartaz até 22 de junho na célebre loja de departamentos francesa. A ideia da mostra é enfatizar o ritmo do Brasil, suas cores, sua arte e alegria, mas misturá-las a uma atmosfera comercial, que venda uma nova imagem do País. Trata-se de uma releitura do carisma dos brasileiros de São Paulo e do Rio que optem por um estilo de vida mais próximo da cultura e da arte. Nos próximos dois meses, toda a loja será decorada com motivos brasileiros, ressaltando design, gastronomia e, claro, a indústria do País.

"Nós nos interessamos pelo estilo de vida dos paulistas e dos cariocas, da sofisticação urbana das duas, da atitude cool de outras cidades", explicou ao jornal Le Figaro Jennifer Cuvillier, diretora do Escritório de Estilo da Bon Marché. "É assim que descobrimos novas marcas e produtos magníficos. Com os encontros, muitos artigos foram elaborados especificamente para este evento."

Para o embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani, a exposição é uma oportunidade de o país revelar ao mundo uma outra imagem, distante dos estereótipos de sempre, ligados ao samba, carnaval e futebol. "A Bon Marché é um cruzamento de turistas do mundo todo. A mostra é excelente para a imagem do País no exterior", disse ao Estado ontem, no lançamento oficial da exposição.

Essa imagem alternativa do Brasil pode ser conferida desde a fachada da loja, cujas vitrines foram decoradas com cores escolhidas pelo artista plástico brasileiro Pedro Varela. Elas anunciam a "brasilidade", um dos temas que preponderam na mostra, que remete ao otimismo, à sensualidade e ao bom humor do brasileiro. Varela é o astro da primeira mostra, Le Brésil Paysages, que é acompanhada ainda de Le Brésil Images, de Bertrand Planes.

Como não poderia deixar de acontecer em uma loja de departamentos, marcas cariocas e paulistas são apresentadas como vedetes. Cinco "pop-up stores" foram montadas para expor as grifes destacadas pela Bon Marché. Entre elas estão a estilista Adriana Barra, designer da Melissa. Também ganham destaque marcas como Osklen, Phebo, Granado, Lá da Venda - da Vila Madalena, em SP -, Szalay, Studios Ovo, Zanini, Roberto Simões, Olhar o Brasil.

Bem ao gosto francês, Gilberto Gil fez o show de inauguração, que embalou a comunidade brasileira e também franceses e estrangeiros que acompanharam a abertura oficial da mostra. Le Brésil Rive Gauche fica em cartaz no tradicional endereço da loja, na Rue des Sèvres, em Paris.