Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/08/2013 às 08:12

Peru recupera obras de arte da época pré-colombiana

Escrito por: Renata Giraldi*
Fonte: Agência Brasil

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo do Peru recuperou 40 obras de arte em cerâmica da época pré-colombiana, que remontam o período anterior à chegada dos europeus ao Continente Americano. Os objetos estavam perdidos há 84 anos desde a Guerra Civil da Espanha (1936-1939) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). As peças foram repatriadas a partir das negociações do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

As obras de arte em cerâmica fizeram parte de uma exposição, em 1929, em Sevilla, na Espanha. De acordo com informações do governo, as peças pertencem às civilizações Chancay, Chimú, Nazca e Mochica e todos datam dos séculos 1 e 2.

O Ministério das Relações Exteriores do Peru informou que o lote das 40 peças complementa um outro, que foi repatriado em 1958, e que estava no Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia da Espanha.

De acordo com pesquisas, as civilizações americanas que viviam no continente até a chegada dos colonizadores europeus mostravam elevado desenvolvimento em vários setores - da arte e arquitetura às ciências. Os astecas, por exemplo, construíram cidades complexas e demonstravam profundo conhecimento de astronomia e matemática.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante