Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/02/2016 às 15:29

Polícia irlandesa alerta jornalistas sobre riscos em cobertura de ataques

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalistas estão em alerta após atentado em hotel irlandês

Ao longo desta semana, diversos jornalistas irlandeses foram notificados formalmente pela polícia local sobre o risco de segurança que correm ao cobrir ataques de grupos criminosos.
 
De acordo com a BBC, na última sexta-feira (5/2), homens disfarçados de policiais invadiram a tiros uma sessão de pesagem de boxe em Dublin, deixando um homem morto e dois feridos. O tiroteio ocorreu no hotel Regency, durante pesagem para uma luta da World Boxing Organization (WBO).
 
Os suspeitos estavam armados com rifles AK47 e pistolas de mão. A polícia suspeita da ação de gangues, e interditou o hotel para análises forenses. A pesagem seria para uma disputa de cinturão entre os pesos leves Jamie Kavanagh e Antonio Joao Bento.
 
Em comunicado, a Independent News and Media (INM), dona no jornal Irish Independent, informou que trabalha com a polícia para aumentar a segurança de seus repórteres. "Esta é uma ameaça ultrajante para a liberdade de imprensa na Irlanda", destacou o editor-chefe, Stephen Rae.
 
O diretor geral da INW, Edward McCann, destacou que o grupo não será impedido de servir o interesse público e destacou a ameaça à sociedade em geral. "Como jornalistas nosso dever é relatar os fatos e expor coisas e, por vezes, que o torna desconfortável para elementos criminosos e, neste caso, obviamente, há um risco de que grupos criminosos organizados em relação à comunicação de incidentes", completou.
 
A União Nacional dos Jornalistas (NUJ) manifestou preocupação com os profissionais de imprensa. "Nenhum jornalista deve ser colocado sob a ameaça de fazer o seu trabalho", ressaltou o secretário da entidade, Seamus Dooley.