Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/11/2015 às 13:40

Polícia turca invade sede de jornal ligado à oposição em Istambul

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Prédio foi invadido acusado de imprimir jornal 'pirata' contra o governo

A polícia turca invadiu na noite da última quarta-feira (10/11) a sede do Zaman, considerado um dos principais jornais da oposição em Istambul.
 
De acordo com agência de notícias AFP, após uma ordem judicial, cinco agentes e dois advogados inspecionaram o escritório da publicação pertencente ao imã Fetula Gulen, inimigo do presidente Recep Tayyip Erdogan, para verificar se outro jornal, "pirata", era impresso no local.
 
No mês passado, as publicações Bugün e Millet — pertencentes ao grupo Ipek-Koza —, assim como os canais Bugün TV e Kanaltürk, tiveram de interromper suas atividades. A empresa é acusada pela promotoria de Ancara de financiar, recrutar e fazer propaganda a favor do imã 
 
O clérigo Gülen, que possui milhões de seguidores no país e no mundo, é acusado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de organizar um Estado paralelo na intenção de derrubar o governo, infiltrando membros do grupo Hizmet nos poderes Judiciário e Legislativo.
 
O movimento era aliado de Erdogan, porém romperam quando um grupo de promotores e policiais ligados ao Hizmet passou a apurar uma suposta corrupção no círculo íntimo do presidente, em 2013.