Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/11/2015 às 13:55

Por incentivar criptografia, mídia e políticos culpam Snowden por atentados em Paris

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Imprensa diz que ex-agente é responsável por atentados por incentivar criptografia na web

Após o grupo radical Estado Islâmico (EI) reivindicar a autoria dos ataques em Paris, representantes da imprensa e políticos atribuíram a culpa da tragédia ao ex-agente da NSA, Edward Snowden, pela propagação do uso da criptografia.  
 
De acordo com site The Daily Dot, o apresentador Greg Gutfeld, da Fox News, e Dana Perino, ex-secretária de imprensa de George W. Bush, atribuíram a culpa da tragédia a Snowden. O prefeito de Londres, Boris Johnson, defendeu a mesma ligação. “Para algumas pessoas Edward Snowden é um herói. Não para mim”, afirmou o político em entrevista ao Telegraph. 
 
Alguns políticos britânicos solicitam que o governo acelere a legislação sobre a política de vigilância depois dos atentados. O país quer dar a espiões poderes para monitorar computadores e smartphones dos cidadãos.
 
Desde os ataques à redação da revista satírica francesa Charlie Hebdo, em janeiro deste ano, a França adotou uma das legislações mais duras sobre vigilância no mundo ocidental. O governo tornou legal que agências monitorem ligações e e-mails de suspeitos a terroristas sem a necessidade de autorização judicial. A medida, entretanto, não foi suficiente para impedir os ataques.