Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

04/02/2016 às 15:46

Presidente do Equador ataca cartunista do 'El Universo' por charge crítica ao governo

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Correa criticou o ilustrador por causa da charge

O presidente do Equador, Rafael Correa, usou seu espaço na TV estatal para criticar o chargista Xavier Bonilla, conhecido como Bonil, por um desenho publicado recentemente pelo jornal El Universo.
 
Na ilustração, quatro elefantes brancos aparecem com os nomes: Aeroporto Tena, um aeroporto do governo, Refinería Pacífico, refinaria planejada pelas autoridades equatorianas, Yachay, uma universidade de pesquisa, e UNASUR, organização regional da América do Sul. Ao lado deles está uma caricatura da apresentadora peruana Laura Bozzo gritando: “Que venha o seguinte elefante branco!”.
 
Segundo o blog Jornalismo nas Américas, Correa alegou que Bonil publicou a charge no intuito de deixar o país mal diante dos mandatários da Cúpula da Comunidade de Estados americanos e Caribenhos (CELAC), que reuniu os presidentes destes países em Quito. As críticas do político também foram publicadas no jornal La República e em seu perfil no Twitter.
 
Depois das queixas do presidente, o chargista publicou uma nova ilustração. Desta vez, mostrou Correa dizendo a um grupo de pássaros azuis presos, semelhantes ao ícone do Twitter, "Tuitem... apoiem! Venham... insultem-no!". 
Bonil já foi notificado pela Superintendência da Informação e Comunicação (Supercom), que regula os meios de comunicação no Equador, por uma charge publicada no ano passado. Ele e o El Universo foram obrigados a publicar um pedido de desculpas.