Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/12/2011 às 20:01

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural

Escrito por: Caroline Borralho
Fonte: Ministério da Cultura

MinC divulga lista de selecionados para viagens em janeiro

 

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), divulga a lista dos selecionados no Edital n° 1/2011 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens a serem realizadas no mês de janeiro de 2012. A listagem consta da Portaria nº 718, publicada hoje, dia 12, no Diário Oficial da União (seção 1, a partir da página 153)

Resultado da fase de seleção

Os candidatos selecionados têm o prazo de 3 dias úteis, a contar do dia subsequente à data de publicação do ato de convocação no Diário Oficial da União, ou seja, até o dia 15 de dezembro, para o envio da documentação complementar exigida no item 9 do edital.

Já os pedidos de reconsideração do resultado devem ser encaminhados no prazo de 3 dias úteis, contados a partir da homologação do resultado no Diário Oficial da União, ou seja, até o dia 14 de dezembro, por meio de formulário próprio (Anexo IV do edital).

Formulário de recurso

Tanto a documentação complementar, quanto os pedidos de reconsideração, deverão ser encaminhados ao seguinte endereço:

SECRETARIA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA (SEFIC)
EDITAL DE INTERCÂMBIO Nº 1/2011
CAIXA POSTAL 8553
CEP: 70.312-970
Brasília /DF

Coordenado pela Sefic e com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, memória, movimento social negro, patrimônio museológico, patrimônio cultural, novas mídias, design, serviços criativos, humanidades, diversidade cultural, dentre outras expressões.

Além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; estada durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento; entre outras despesas, devendo o candidato ter informado, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro.

Avaliação e seleção
A Comissão de Avaliação e Seleção do edital é composta por representantes do Ministério da Cultura e suas vinculadas. As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação em sua pontuação de acordo com alguns critérios. Um deles leva em conta a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das capitais estaduais e de Brasília, ou cujas participações ocorram em eventos nacionais fora das referidas localidades.

Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais, incluindo, entre outros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, pantaneiros e ribeirinhos. Também são bonificados os requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do Caribe e naqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

“Os critérios de bonificação visam minimizar desigualdades e promover a descentralização das ações culturais, assim como fortalecer e difundir ações culturais no interior do país, em consonância com as prioridades da política internacional brasileira e da política cultural do MinC”, disse o secretário da Sefic, Henilton Menezes.

Edital

Mais informações
- Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082 e Fale com a Cultura.