Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/12/2015 às 13:31

Proprietária dos jornais 'i' e 'Sol' fecha e demite mais de 100 funcionários

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Cerca de 2/3 dos funcionários serão demitidos

Os acionistas do diário i e do semanário Sol decidiram encerrar as atividades da detentora dos dois títulos, a Newshold, comandada por Álvaro Sobrinho, ex-presidente do banco BES Angola. A informação foi anunciada pelos diretores na última segunda-feira (30/11).
 
De acordo com o o jornal Público, um novo projeto jornalístico deve manter os veículos. A iniciativa, porém, deve cobrir apenas um terço dos empregados efetivos da atual estrutura. Com a mudança, 120 funcionários serão demitidos. Apenas 66 permanecerão, mas com salários inferiores.
 
O fim das atividades da Newshold também pode implicar na manutenção dos títulos, que obtiveram prejuízos no ano passado. A Associação Portuguesa de Controle de Tiragens indicou que o jornal i encerrou 2014 com uma média de circulação paga de 4.118 exemplares por dia. Já o Sol teve uma média de 23 mil jornais vendidos por semana.
 
A presidente do Sindicato dos Jornalistas local, Ana Luísa Rodrigues, repudiou a medida e alertou para que os funcionários não assinem documentos que possam, eventualmente, retirar direitos que possuem.