Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

22/03/2016 às 16:30

Raúl Castro desafia repórter da CNN a dizer nomes de presos políticos em Cuba

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Após ser questionado sobre o respeito aos direitos humanos em Cuba, o presidente Raúl Castro demonstrou irritação e desafiou o jornalista Jim Acosta, da rede americana CNN, a dizer o nome de algum preso político no país.
 
A pergunta foi feita ao líder durante uma entrevista coletiva em Havana ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que nesta semana realiza uma visita histórica à ilha.
 
"Dê-me agora a lista dos presos políticos para soltá-los. Mencione-a agora", disse Castro. "Se há esses presos políticos, eles estarão soltos antes de a noite chegar", acrescentou. Antes do questionamento, o próprio Obama garantiu que, no passado, havia se reunido com cubanos que sofreram detenções arbitrárias.
 
A lista
 
Depois da coletiva, o jornalista Jorge Ramos, do canal Univisión, usou seu perfil no Twitter para rebater as declarações do líder. "Raúl Castro: Aqui está uma lista de 47 presos políticos em Cuba. Esperamos que, como disse, eles sejam liberados esta noite", escreveu o apresentador, ao publicar uma foto do documento.
 
Acosta também comentou sobre o assunto em sua conta na rede social. O jornalista lembrou que Ben Rhodes, assessor de segurança nacional da Casa Branca, disse que os EUA apresentaram várias listas de presos políticos a autoridades cubanas nos últimos dois anos e meio. O governo cubano, porém, afirma que os prisioneiros estão detidos por outros crimes.