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Clipping

04/11/2016 às 15:27

Receita de serviços de telecom desaba e fica em R$ 125,08 bilhões

Escrito por: Ana Paula Lobo
Fonte: Convergência Digital

O mercado brasileiro de serviços de telecomunicações faturou US$ 40,35 bilhões, ou R$ 125,08 bilhões, em 2015, informa o estudo Brazilian Total Telecommunications Services Market, da Frost&Sullivan. Segundo ainda a consultoria, a crise econômica e política, os desequilíbrios regulatórios para as pequenas operadoras, os altos encargos tributários para os serviços e as limitações de custo e espectro dos serviços de banda larga travaram o crescimento do mercado brasileiro.
 
“Nós vimos uma queda de 31,4% na receita no ano passado neste mercado devido à depreciação da moeda local", explica Carina Gonçalves, analista de indústria de transformação digital da Frost & Sullivan. "No entanto, podemos esperar um crescimento moderado nos próximos anos, com receita estimada de US$ 46,99 bilhões para 2021, impulsionada principalmente pela crescente penetração da TV paga e banda larga, aumento da competitividade, aumento de combos multi-play e serviços de valor agregado (SVAs) e investimentos em infraestrutura para a expansão de redes de fibra óptica e redes de banda larga móvel", acrescenta a especialista.
 
O estudo mostra que, enquanto a receita de serviços de dados móveis, fiber-to-the-home (FTTH) e Internet protocol television (IPTV) tiveram um crescimento de dois dígitos em relação a 2014 (30,0%, 90,8%, 58,1%, respectivamente), as receitas de voz fixa e móvel apresentaram queda significativa de 11,1% e 4,6%, respectivamente.
 
As causas destas quedas estão relacionadas com a diminuição das taxas de terminação móvel, as iniciativas de redução de custos por parte dos consumidores e das empresas devido à situação econômica, bem como a substituição por outros tipos de comunicação, tais como mensagens e soluções unificadas de comunicação e colaboração. 
 
Para Carina Gonçalves, empresas como Algar Telecom, Level 3 e Orange Business crescem acima do mercado por terem traçado uma estratégia voltada ao atendimento ao cliente e a aposta em serviços inovadores. "É provável que os provedores de serviços encontrem mais oportunidades de crescimento em mercados menos penetrados, como a TV paga e a banda larga fixa e móvel, com o surgimento de pequenas associações de TV a cabo e provedores de serviços de Internet (ISPs) no mercado brasileiro", preconiza a analista da Frost&Sullivan.
 
"Além disso, a adoção de serviços over-the-top também está aumentando, estimulando o reposicionamento de preços dos serviços tradicionais. Dados e demanda por serviços de conectividade móvel são os principais motores para a maioria dessas forças competitivas", finaliza Carina Gonçalves.