Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/02/2016 às 13:30

Repórter frânces e fotojornalista britânico são detidos no Burundi

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalistas foram detidos sem nenhuma acusação

O repórter francês Jean-Philippe Rémy, correspondente do jornal Le Monde na África, e o fotojornalista britânico Phil Moore, foram detidos em Bujumbura, capital do Burundi, na última quinta-feira (28/1). 
 
De acordo com a AFP, outras 15 pessoas foram detidas numa ação para conter um grupo de criminosos armados. "A operação policial no bairro de Nyakabiga apreendeu um morteiro, um fuzil kalashnikov e pistolas", informou um comunicado do ministério da Segurança Pública.
 
O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, exigiu nesta sexta (29/1) a libertação imediata dos jornalistas. Segundo ele, gestões diplomáticas já foram iniciadas para obter a libertação. 
 
O Le Monde e a organização Human Rights Watch também cobraram a libertação imediata dos profissionais. "Eles devem garantir que ambos não serão maltratados na prisão e que os representantes diplomáticos e advogados possam visitá-los sem demora", acrescentou Carina Tertsakian, representante da entidade.
 
Rémy e Moore já foram agraciados com diversos prêmios por coberturas em zonas de conflito. As autoridades de Burundi não apresentaram nenhuma justificativa para a detenção deles. 
 
A região enfrenta um cenário de violência desde a repressão em abril de 2015 das manifestações contra um terceiro mandato do presidente Pierre Nkurunziza, reeleito em julho, numa eleição boicotada pela oposição.