Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/05/2014 às 13:02

Revelações de Snowden comprometem segurança, diz Kerry

Escrito por: Redação
Fonte: Exame

Secretário de Estado dos EUA, John Kerry garantiu que há provas de que revelações de Edward Snowden sobre espionagem arriscaram a segurança do país

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, garantiu nesta quarta-feira que há provas de que as revelações do ex-analista Edward Snowden sobre o programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) arriscaram a segurança do país.

"Temos provas que as pessoas estão perante um perigo adicional, já que a segurança operacional foi violada", disse ele em entrevista ao programa "Good Morning America" de rede "ABC".

Kerry afirmou que as revelações de Snowden permitiram aos terroristas conhecer "em primeira mão" os métodos e mecanismos que os Estados Unidos empregam para obter inteligência.

"Nossas operações foram comprometidas", afirmou.

Kerry faz essas declarações no mesmo dia que a "NBC" exibirá uma entrevista do ex-analista contando que foi treinado como um "espião" e assessorou funcionários do governo do mais alto nível, segundo trechos adiantados pela emissora.

Os vazamentos de Snowden expuseram os detalhes do acúmulo em massa de ligações telefônicas e espionagem nas comunicações na internet.

A primeira grande consequência legislativa desses vazamentos aconteceu na semana passada, quando a Câmara dos Representantes aprovou pôr fim ao armazenamento em massa de dados telefônicos por parte da NSA, que poderia guardá-los durante anos para realizar análise de inteligência.