Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/11/2011 às 12:08

Romero Rodrigues engrossa luta da FENAJ

Escrito por: Redação
Fonte: PB Agora

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) manifestou o seu apoio à PEC 033/2009, que acrescenta o art. 220-A a Constituição Federal, para dispor sobre a exigência do diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. Nesta quarta-feira, dia 16, a PEC será apreciada pelos senadores.

A PEC do Diploma, cuja aprovação corrigirá o equívoco do Supremo Tribunal Federal (STF), está na ordem do dia da sessão pós-feriado do Senado Federal. Lamentavelmente segundo o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) a data aumenta, de forma significante, a possibilidade de esvaziamento do plenário e a não existência de quórum qualificado para que haja votação.

Exatamente para não correr o risco do adiamento da votação, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os sindicatos filiados estão convocando a categoria para agir em bloco e pressionar os senadores a comparecerem à sessão e garantir que a PEC 033 seja aprovada com ampla maioria.

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) é uma das entidades sindicais que entrou em campo para incentivar e mobilizar os profissionais a engrossarem o coro em favor da PEC do Diploma. "Como membros da diretoria estamos nos mobilizando, encaminhando emails, utilizando as redes sociais e até mantendo contato direto com os senadores da Paraíba para tentar garantir que os mesmos se façam presentes na sessão do dia 16 e que vote a favor da PEC 033", explicou Rafael Freire, presidente do Sindjor-PB.

A entidade sindical paraibana também tem encaminhado emails para os profissionais da comunicação pedindo o apoio e a adesão à mobilização, disponibilizando concomitantemente as listas de contatos de todos os senadores e deputados da federação. Nas mensagens também foram incluídos os perfis no twitter dos senadores paraibanos (@cassiocl, @senadorvital e @cicerolucena) para que a pressão também possa ser exercida na rede social. A estratégia aproveita o fato dos políticos do Estado serem bastantes presentes e atuantes neste tipo de ferramenta de comunicação.

Enquanto isso, o senador Cássio Cunha Lima afirmou em entrevista à Imprensa que o deputado federal Romero Rodrigues "reúne todas as condições exigidas a um político, a um homem de bem para ser prefeito de Campina Grande". Disse que "é um homem sério e honesto que cumpre todas as condições da sociedade, em termos de seriedade, de capacidade e de honestidade para Administrar Campina Grande".

Fez questão de reafirmar que "Romero é o nosso candidato, e mais do que meu é o nosso candidato do PSDB e candidato dos partidos aliados que poderão, inclusive, apresentar as suas alternativas, as suas opções".

Disse que ele tem uma trajetória que o credencia para fazer um "excelente Governo em Campina Grande".

Assinalou que Romero "é um homem honesto, probo, competente, que já deu provas disso, desde o seu primeiro mandato como vereador. Foi vereador, foi deputado estadual, hoje é deputado federal sempre com votações crescentes. Na última eleição em Campina Grande obteve cerca de 50 mil e quase 100 mil em todo o Estado. Acrescentou que "obteve sempre votações consagradoras no Município de Campina Grande e na Paraíba".

Relembrou que ele foi presidente da Câmara Municipal de Campina Grande por três vezes, foi secretário de Estado. "Tive a honra de tê-lo como meu auxiliar tanto na Prefeitura de Campina Grande como no Governo do Estado. Conhece a realidade da Paraíba. Conhece a realidade de Campina Grande", destacou.

O senador afirmou que ele tem uma característica que se destaca dentre tantas outras, "além desse homem extremamente trabalhador é humilde, simples no trato com o ser humano. Trata as pessoas de igual para igual".

Concluindo asseverou que Romero "tem experiência, portanto, com todos os cargos que exerceu. Desde os mandatos de vereador, de deputado estadual, de deputado federal com votações expressivas, como secretário de Estado (Interiorização e Casa Civil do Governo do Estado), presidente da Câmara como foi. Conhece, portanto, a realidade do Município, tem um nível de relacionamento que permite agregar forças e benefícios para o Município e Campina Grande como por inteiro conhece a sua trajetória vitoriosa, sobretudo, no campo da ética, da honestidade, da seriedade que qualquer Município, qualquer cidade precisa ter em seu prefeito".