Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/08/2016 às 16:23

Rússia e Coreia apertam Google por práticas anticompetitivas

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Um dia depois de ser multada em 438 milhões de rublos – algo perto de R$ 22 milhões, a Google sofreu nesta sexta, 12/8, mais um revés de autoridades antitruste. O governo da Coreia do Sul avisou que está investigando se a empresa violou as leis de concorrência do país, embora sem divulgar maiores detalhes.
 
A Comissão Coreana de Comércio Justo fez apenas um breve pronunciamento sobre a investigação e teria feito inspeções no escritório regional da Google em Seul. Em 2013, outra investigação coreana livrou a empresa de acusações de que usaria poder de mercado para obrigar os aparelhos Android a incluírem seu motor de buscas. 
 
Na quinta, 11/8, a Rússia multara a Google em 638 milhões de rublos justamente por esse argumento: a empresa forçaria a instalação do buscador nos aparelhos com sistema operacional Android. A investigação começou em 2014 e a pena foi confirmada depois que a Google recorreu, e perdeu. 
 
Na Europa, a empresa também é alvo de autoridades em diferentes países, já tendo sido multada ou forçada a fazer acordos no Reino Unido, França e na Espanha. Em junho, a União Europeia sinalizou a abertura de um terceiro processo contra a Google, por práticas anticompetitivas.