Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/12/2013 às 12:01

Samsung terá que se esforçar mais em acordo sobre patentes na Europa, diz Comissário do bloco

Escrito por: Redação
Fonte: O Globo Online

Em setembro, a empresa sul-coreana prometeu não levar seus concorrentes aos tribunais por disputas de patentes nos próximos cinco anos

PARIS - A empresa sul-coreana de eletrônicos Samsung provavelmente terá de fazer um esforço maior para chegar a um acordo quanto a investigação sobre se as suas ações judiciais contra a Apple, por quebra de patentes, infringiram as leis da União Europeia (UE), afirmou o Comissário de Concorrência do bloco, Joaquín Almunia, nesta segunda-feira.

A Samsung, fabricante de smartphones número um do mundo, disse em setembro que não tentaria levar seus concorrentes para os tribunais por disputas de patentes nos próximos cinco anos. A empresa também se ofereceu para negociar as taxas de licenças com seus rivais durante o período de um ano e permitir a um tribunal ou a um mediador decidir sobre o assunto em caso de desacordo.

Na conferência sobre patentes Premier Cercle, organizada nesta segunda-feira, Juaquín Almunia sugeriu que as empresas rivais da sul-coreana não estavam muito contentes com a oferta da Samsung.

- Vamos considerar os pontos de vista contrários quando falarmos com a Samsung sobre possíveis melhoras em seus compromissos nas próximas semanas - afirmou Almunia, sem revelar mais detalhes.

Samsung e Apple se enfrentam nos tribunais de mais de dez países enquanto competem pelo controle do lucrativo mercado de telefonia móvel. A unidade de dispositivos móveis da Samsung é responsável por cerca de dois terços do lucro total do grupo. A empresa poderia enfrentar uma multa de US$ 18,3 milhões, ou 10% de sua receita a partir de 2012, se não conseguir conter as preocupações regulatórias da União Europeia.