Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/09/2013 às 19:20

Santos/SP sedia oficina de capacitação do Ministério da Cultura

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

O chefe da representação regional do Ministério da Cultura em São Paulo, Valério Bemfica, realizou uma palestra na última sexta-feira, 13 de setembro de 2013, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), à Rua XV de Novembro, 137, Centro, Santos. O objetivo do encontro com empresários, artistas e público era promover o Concurso Cultura 2014, a Lei Rouanet e o Vale-Cultura.

A realização da palestra teve iniciativa do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, com a proposta de esclarecer de que maneira os artistas da região da Costa da Mata Atlântica (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) podem participar do concurso.

O Concurso Cultura 2014 pretende divulgar a produção artística e a riqueza cultural brasileira durante a Copa do Mundo no próximo ano. As inscrições estão abertas até 23 de setembro, por meio do site www.cultura.gov.br e podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente, com propostas para a realização de atividades culturais nas 12 cidades-sede dos jogos de 2014.

De acordo com Bemfica, a intenção é não restringir a Copa do Mundo apenas ao futebol. "Queremos mostrar aos turistas estrangeiros toda a diversidade cultural que o Brasil possui". Segundo ele, alguns dados da Fifa mostram que o turista de Copa permanece de 30 a 35 dias no país-sede e costuma assistir, em média, cinco jogos. "Precisamos ocupar o tempo em que o turista não está nos estádios".

O concurso está dividido em quatro eixos: Brasil das Artes, Brasil Diverso, Brasil Criativo e Brasil Audiovisual. Cada um deles tem temas e áreas de atuação que propiciam aos participantes ações artísticas de intercâmbio, visando inserir a cultura brasileira nos espaços dos grandes eventos nacionais e internacionais.

Bemfica também esclareceu aos presentes dúvidas sobre a Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Ele ressaltou que o Ministério está trabalhando para aprimorar a lei e aproximá-la dos pequenos investidores e produtores. "O Minc procura ser ativo, ter transparência nos seus editais e facilitar a linguagem para o público".

Sobre o Vale-Cultura, Bemfica explicou que a intenção é que os empresários ofereçam um cartão, a exemplo de como é o vale-transporte, com o valor de R$ 50,00 mensais. "O empregado paga R$ 5,00 e o restante fica por conta do empregador. Esse dinheiro pode ser usado para comprar instrumentos musicais, ir a shows, teatro, cinema. Queremos valorizar a cultura nacional e incentivar o público a visitar estabelecimentos culturais e artísticos".

Ao final da palestra, os presentes puderam visitar a Sala de Classificação e Prova de Café, no 3.º andar da ACS, e conhecer um pouco mais da arquitetura do prédio histórico, além de assistir a uma degustação de café.

Clique aqui e veja a matéria no site da Associação Comerical de Santos.

(Texto e imagens: Associação Comercial de Santos)