Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/08/2015 às 14:48

Seminário em Brasília discute futuro da EBC

Escrito por: Juliana Andrade
Fonte: Agência Brasil

Autonomia e vinculação. Esses foram os temas do primeiro eixo debatido nesta terça-feira (11) pelos participantes do seminário Modelo Institucional da EBC: Balanço e Perspectiva. O evento, realizado na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, prossegue nesta quarta-feira (12).
 
Para a presidenta do Conselho Curador da empresa, Ana Fleck, o debate trouxe boas sugestões sobre temas que já vinham sendo debatidos dentro do conselho, e agora foram discutidos com a sociedade. “Nada mais justo do que chamar a sociedade para participar dessas discussões e, apesar de pessoas muito distintas e origens muito distintas, há uma certa coincidência de opiniões.”
 
Bia Barbosa, representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), também considerou os debates ricos e produtivos e diz que eles devem continuar depois do seminário. “Isso só mostra que construir processos participativos e mecanismos de diálogo pode ser parte essencial do sucesso desse projeto”, afirmou.
 
O professor da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Eduardo Esch também participou do debate e disse que o seminário é uma boa oportunidade para refletir o que já foi feito nos sete anos de existência da EBC e o que precisa ser aprimorado daqui pra frente. “Atividades como estas são fundamentais para gerar ideias, que podem criar condições políticas para mudanças. Mudanças para melhor.”
 
Para o diretor-geral da EBC, Américo Martins, as propostas do seminário podem auxiliar na gestão da empresa. Ele também considera fundamental o debate sobre a questão dos recursos. “Esse é o ponto que tem que ser muito debatido e discutido", afirmou. “Precisamos ter alguma estabilidade financeira para conseguir fazer todos os projetos que queremos”.
 
Para Martins, outro ponto essencial são as parcerias. “Provavelmente a coisa mais importante que temos aqui são as parcerias”, diz ele. “Vejo com muita alegria e satisfação a participação de tantos atores que estão preocupados com a comunicação pública. Não vai se consolidar esse grande projeto a não ser pelas parcerias.”
 
Nesta quarta-feira (12), serão debatidos dois temas: o financiamento e sustentabilidade e a gestão do conteúdo e participação. As propostas foram enviadas no período de 29 de junho a 29 de julho.