Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/11/2011 às 16:41

Série sobre a 'Boca do Lixo' estreia no Canal Brasil

Escrito por: Redação
Fonte: Adnews

Dirigida por Daniel Camargo e roteirizada por Fábio Vellozo, Boca do lixo: a Bolywood tropical retrata a história da Boca do Lixo, região de São Paulo que foi responsável por até 80% da produção e distribuição do cinema brasileiro nas décadas de 1960 a 1980. Dividida em cinco episódios, a série estreia dia 18 de novembro, à 0h30, no Canal Brasil.

“Foi muito interessante entrevistar as pessoas que trabalharam naquela época e entender o funcionamento da Boca do Lixo. Foram feitos muitos filmes em questão de semanas e todos produziam seus projetos com recursos próprios”, conta o diretor.

Daniel Camargo entrevistou um time de profissionais que vivenciaram a chamada “época de ouro do cinema nacional”. A série traça um panorama da instalação, auge e decadência deste verdadeiro pólo cinematográfico, por meio de depoimentos das atrizes Helena Ramos e Nicole Puzzi; e dos diretores Sílvio de Abreu, Clery Cunha, Pio Zamuner e Cláudio Cunha, entre outros.

O florescimento do “Cineboca” se deu, em parte, pela lei de obrigatoriedade da exibição de filmes brasileiros, de 1968. Além de vários profissionais brasileiros do ramo audiovisual, a região, principalmente nas ruas Triumpho e Vitória, parte da baixa boemia da metrópole, também abrigava escritórios de importantes empresas internacionais, como Fox, Metro e Paramount, além de gráficas e lojas de insumos especializados.

A fase mais prolífera e de maior fama da Boca do Lixo é associada às pornochanchadas. Mas essa não foi a única temática abordada pelos cineastas, que também realizaram filmes dramáticos, comédias e títulos policiais históricos. Destacam-se “À meia-noite levarei sua alma” (1964), “O bandido da luz vermelha” (1968), “Independência ou morte” (1972) e “A dama do Cine Shangai” (1990), além das comédias eróticas “A noite das taras”(1980), “Convite ao prazer” (1980) e “Mulher objeto” (1981).