Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/10/2013 às 15:11

Serviços de TIC avançam 5,7% em agosto, mas alta é menor que no mês anterior.

Escrito por: Redação
Fonte: Tele Síntese

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE aponta avanço de 6,9% do segmento em 12 meses

O setor de serviços no Brasil teve um crescimento nominal de 6,6% em agosto de 2013, em relação à igual mês de 2012, mas inferior às taxas observadas em julho (9,1%) e junho (8,8%). Os

registraram crescimento de 4,8%, inferior às taxas de julho (7%) e de junho (7,6%). Em 12 meses, o avanço é de 6,3%. Os Serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que abrangem os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, registraram variação de 5,7% ante 8,3% e 7,4% registrados em junho e julho, respectivamente. A alta é de 6,9% em 12 meses.

Os números divulgados nesta quinta-feira (17) pelo IBGEO apontam também que os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram decréscimo de 0,8%. Em julho, haviam crescido 4,9%. O segmento de Serviços de informação e comunicação representou 24,2% em termos de contribuição relativa no mês, com 1,6 p.p. na composição do índice geral.

Os Serviços prestados às famílias registraram variação de 11,3%, os Serviços de informação e comunicação, de 4,8%, os Serviços profissionais, administrativos e complementares, de 6,6%, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 8,0% e Outros serviços, de 3,6%. O crescimento nominal acumulado no ano ficou em 8,3% e o acumulado em 12 meses, em 8,6%. A taxa de crescimento de agosto foi a segunda menor desde o início da série (jan/12), superior apenas à registrada em março, quando o índice atingiu 6,1%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).(

)