Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/12/2010 às 03:16

Sistema de TV digital reduz dependência externa do setor

Escrito por: Paulo R. Gondim
Fonte: Folha de S. Paulo

A televisão digital vem sendo implantada em nosso país a partir de um projeto que envolveu muitas instituições (universidades, centros de pesquisa e empresas). Construído com base em uma visão sistêmica, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital representa um marco significativo no sentido da redução da dependência externa em setor de ampla penetração social.

O que temos hoje em termos de televisão digital aberta em nosso país é resultado da conjunção de esforços de órgãos do governo federal, de pesquisadores e do empresariado nacional.

O saldo é positivo. Primeiramente, muitos pesquisadores, atendendo a editais públicos, continuaram a dar as suas contribuições nas respectivas áreas de competência, mas de forma integrada.

Em segundo lugar, algumas empresas nasceram e outras se expandiram, passando a tratar de concepção, projeto e produção de itens dotados de agregado tecnológico aderente ao estado-da-arte, cuja importação passou a ser desnecessária.

Assim, ganhou-se competitividade, com ganhos não só em nossa balança comercial, mas também em decorrência de novos empregos.

As progressivas adesões de países da América do Sul ao sistema nipo-brasileiro estão contribuindo para fortalecer o parque industrial desses países, colocando o Brasil em posição de clara liderança no continente e levando à abertura de um mercado bem mais amplo, em áreas que incluem a produção de software e de equipamentos.

Há, todavia, uma página que ainda não foi virada completamente: a da interatividade. Ela demanda e favorece o desenvolvimento de aplicações e serviços em áreas como educação, saúde, comércio eletrônico e acesso a serviços bancários.

Ela é imprescindível para fazer com que o sistema alcance de forma mais efetiva um de seus objetivos principais: a redução da dívida digital, com reflexos no sentido da inclusão social.


*professor da Universidade de Brasília.