Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

14/10/2013 às 15:42

Skype,da Microsoft, é investigado por ajudar espionagem

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

O serviço de mensagens e telefonia via internet Skype, da Microsoft, está sendo investigado pelo órgão de proteção de dados de Luxemburgo por um possível envolvimento com a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos no programa de espionagem Prism. A investigação teria sido iniciada em junho passado.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Microsoft pode sofrer sanções penais e administrativas, incluindo a proibição de fornecer dados de comunicações de usuários secretamente ao governo dos EUA, caso o envolvimento se comprove. Além disso, o próprio Skype, cuja sede está localizada no país europeu onde é investigado, pode ser multado.

A Microsoft já havia sido acusada de colaborar estreitamente com o programa de espionagem, segundo denúncia feita pelo diário britânico com base nos documentos ultrassecretos fornecidos pelo ex-técnico da CIA e da NSA, Edward Snowden. A empresa, bem como o chefe de proteção de dados de Luxemburgo, Gerard Lommel, se recusaram a comentar o assunto. O Skype foi a principal compra da Microsoft em maio de 2011 por US$ 8,5 bilhões.

*Com agências internacionais