Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/10/2015 às 17:00

Sociedade Civil debate Democratização da Comunicação

Escrito por: Redação
Fonte: Brasil Popular

Pelo terceiro ano consecutivo, a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação reúne entidades da sociedade civil em todo o Brasil, de 14 a 21 de outubro. A atividade é promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que convoca todos os militantes, ativistas, movimentos sociais e entidades de luta a se integrarem ao evento com atividades próprias para ampliar a mobilização.
 
Os eventos deste ano, além de focar na coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular da “Leia da Mídia Democrática”, também reforçam a importância da luta por uma mídia mais plural no atual cenário político em que se encontra o país.
 
Segundo o FNDC, “o aumento da movimentação antipopular que busca quebrar a legalidade democrática, aliado à promoção, por parte dos governos, de medidas de austeridade que afetam as condições de vida da maioria da população, tornam a luta pelo direito à comunicação ainda mais importante se queremos alcançar um projeto justo e democrático para o desenvolvimento do país”.
 
Outro tema levantado pelo Fórum é a concentração da mídia no Brasil, que possui um oligopólio formado somente por 11 famílias que controlam os principais meios de comunicação no país. O FNDC também chama a atenção para o fato de 25% dos senadores e 10% dos deputados serem donos de concessões de rádio e televisão. De acordo com o Fórum, “o resultado dessa concentração é a restrição do conteúdo transmitido, que acaba expressando somente a vontade dos detentores das concessões de emissoras, deixando de lado os interesses da população”.
 
Programação em Brasília
 
Em Brasília, as organizações que fazem parte do Comitê pela Democratização da Comunicação, entre elas o Sindicato dos Jornalistas do DF, programaram diferentes atividades, desde audiências na Câmara dos Deputados até intervenções na Conferência Distrital de Juventude.
 
15/10, às 9h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados - Ato político de relançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com participação popular (Frentecom).
 
17/10, em horário a confirmar, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães-Intervenção política e cultural durante a 3ª Conferência Distrital de Juventude.
 
19/10, às 19h, na praça em frente ao Balaio Café (Quadra 202 Norte) - Balaiada - Okupa Praça Pública pela Democratização da Comunicação. 
 
21/10, a partir das 18h, na Rodoviária do Plano Piloto e adjacências -Atividade de coleta de assinaturas do Projeto de Lei da Mídia Democrática em local público, diálogo com a população e possibilidade de intervenção artística com projeção visual.
 
Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação
 
O Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação é comemorado em 17 de outubro. Ele foi instituído desde 2003 no Brasil e está relacionado ao Media Democracy Day, ou Dia da Democracia na Mídia (numa tradução livre), que em vários países ocorre no dia 18 de outubro.
 
Entre as bandeiras de luta do movimento no Brasil estão a adoção de medidas de regulação democrática sobre a estrutura do sistema de comunicações, o combate à monopolização da mídia, a luta pela pluralidade de ideias e opiniões nos meios de comunicação, a promoção da cultura nacional em sua diversidade e pluralidade, entre outras.
 
Compartilhe
 
Clique no link a seguir para confirmar presença pelo Facebook: Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.
 
Com informações do FNDC e do SJPDF