Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/10/2013 às 14:02

Tecnologias como gerenciar casas pelo smartphone estão na 32ª Fetin

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Feira tecnológica do Inatel vai até sábado (26) em Santa Rita do Sapucaí.Em projeto de energia renovável, movimento dos carros vira eletricidade.

Transformar a energia do movimento dos carros em energia elétrica, acender a luz da casa pelo celular ou ligar a sanduicheira pelo tablet. Todas essas possibilidades da modernidade podem ser conferidas durante a 32ª Feira Tecnológica do Instituto Nacional de Telecomunicações (Fetin - Inatel), que acontece até este sábado (26) em Santa Rita do Sapucaí (MG).

A feira reúne 60 projetos, incluindo protótipos de novas tecnologias que podem transformar a rotina da vida de muitas pessoas no futuro. Confira abaixo alguns dos protótipos que têm destaque na feira.

A casa do futuro
Na Smart Home, todo o gerenciamento da casa é feito através de uma página na web, podendo ser acessada de um smartphone, tablet ou computador a qualquer hora, em qualquer lugar. O projeto já foi premiado em 2012 com o primeiro lugar da Fetin, e na edição desse ano, foi projetada uma casa em tamanho real, com 56 metros quadrados, para mostrar o conceito do projeto aplicado no dia a dia.

Assim, é possível acender a luz, ligar aparelhos eletrônicos, como a televisão, e abrir o chuveiro à distância por um celular. O objetivo principal do projeto é permitir a uma pessoa com deficiência ou cuidador, monitorar e controlar as atividades de um ambiente à distância. Mas, é claro, é uma tecnologia que facilita a vida de muita gente que não quer perder nenhuma parte do filme para desligar a sanduicheira.

Os alunos do Inatel que desenvolveram a Smart Home ganharam uma bolsa científica para desenvolver o projeto e torná-la acessível ao mercado. De acordo com a pesquisadora Larissa Rosa, a previsão é de que a Smart Home possa ser comercializada no segundo semestre de 2014.

Movimento = eletricidade
O Elektro Weight é uma das propostas para ajudar a humanidade em um de seus maiores desafios atuais: a transição para um futuro de energia sustentável. O aparelho capta energia cinética, como o movimento de automóveis, para produzir energia elétrica, utilizando-se da pressão da energia para colocar o sistema em funcionamento. Esse é um dos projetos da Fetin voltado para a energia renovável e sem emissão de poluentes.

Imagens aéreas com precisão
O Harken é um aeromodelo multimotor remotamente controlado, mais conhecido como Drone (do inglês, Zangão), de baixo custo, que possibilita produzir imagens aéreas com precisão, facilidade de acesso e segurança. O projeto, que já foi apresentado na Fetin de 2012, está em sua 7ª versão e opera de modo mais estável e confiável em relação às versões anteriores.

Programação Fetin
Entre os cerca de 60 projetos do instituto, 10 internacionais serão apresentados na Fetin, das áreas de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica e Engenharia de Controle e Automação. Entre os países participantes, estão o Japão, Bolívia e China.

Há ainda disponível para os visitantes do evento workshops gratuitos sobre temas tecnológicos, ministrados por alunos e especialistas do Inatel, palestras e debates, e visitas guiadas ao campus do Instituto. 

A 32ª Fetin teve início nesta quinta-feira (24) e segue até o sábado. A entrada no evento é gratuita. O horário para visitação é das 15h às 22h na quinta-feira e sexta-feira (25), e das 9h ao meio-dia no sábado. O ginásio do Inatel, onde acontece o evento, fica na Avenida João de Camargo, 510, no Centro de Santa Rita do Sapucaí.

Mais informações sobre a feira você acessa por aqui.